Conhecimento nunca é demais, quanto mais lemos, estudamos, trocamos informações com pessoas e conhecemos lugares, mais absorvemos conhecimentos que servirão em toda nossa vida.
A ideia da realização deste livro é falar um pouco sobre gestão e o setor automotivo. Fruto da experiência vivida há alguns anos com o setor de automotivo, de conversas com vários amigos do setor entre empresários, balconistas, vendedores e representantes e a paixão por administração.
Não sou especialista no assunto, mas um curioso e entusiasta de gestão e o intuito é levar um pouco de informação para esta área tão carente de assuntos referentes à administração e com tão poucas publicações e livros.
O livro é dividido em 16 capítulos, cada um falando sobre uma área diferente relacionando gestão e o setor de Autopeças.
Alguns capítulos são frutos de matérias publicadas na revista oficina Brasília, entre os anos de 2008 e 2009.
Espero que gostem. Boa leitura.
* caso se interesse para ler o livro completo com figuras, capa, me passe um email que te envio,
se quiser ajudar na publicação me passe seu contato. cleiton.cesom@gmail.com
* caso se interesse para ler o livro completo com figuras, capa, me passe um email que te envio,
se quiser ajudar na publicação me passe seu contato. cleiton.cesom@gmail.com
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GESTÃO
E O SETOR AUTOMOTIVO
15 sugestões de como
administrar melhor sua empresa
Claiton de Freitas Miranda
1ª Edição -2012 – Brasil/Brasília-DF
Gestão e o Setor
Automotivo – 15 sugestões de como gerir melhor sua empresa
Autor: Claiton de Freitas Miranda
Revisão: Michelle de Oliveira Simões
Capa: Claiton de Freitas
1.Gestão – 2. Setor automotivo – 3.Brasil
Contato: www.deolhogrande.blogspot.com
Email: Cleiton.cesom@gmail.com
REPRODUÇÃO AUTORIZADA PELO AUTOR
DESDE QUE MANTIDO OS TEXTOS INTEGRAIS
Copyright ©2012, by Claiton de Freitas
|
Claiton de Freitas Miranda
GESTÃO
E O SETOR AUTOMOTIVO
1ª
edição
Sumário
Introdução.......................................................................................................
|
6
|
1 - Carro, uma
paixão.....................................................................................
|
14
|
2 - Ética? Eu
uso?...........................................................................................
|
17
|
3 - A importância dos
sistemas de informação para o setor
automotivo......................................................................................................
|
20
|
4 - Planejamento estratégico,
a troca do “trabalhar muito” pelo “trabalhar melhor”............................................................................................................
|
24
|
5 - Liderança =
servir......................................................................................
|
28
|
6 - administrar o tempo é
fazer mais e melhor em menos
tempo...............................................................................................................
|
32
|
7 - Tempo e qualidade de
vida........................................................................
|
36
|
8 -
"Atendimento, a alma do negócio..............................................................
|
39
|
9 -
Sucessão familiar na empresa....................................................................
|
42
|
10 - Redes
sociais............................................................................................
|
46
|
11 - Marketing
pessoal....................................................................................
|
50
|
12 - Comunicar-se bem: a chave
para o sucesso!...........................................
|
54
|
13 – Mulheres, o que faríamos
sem vocês?..................................................
|
58
|
14 - Crise e Autopeças e agora o que
fazer?..................................................
|
62
|
15 – O
Centro automotivo do futuro...............................................................
|
65
|
16 –
Redes de cooperação – Rede Âncora, um caso de
sucesso.............................................................................................................
|
68
|
Introdução
“A mente que se abre para uma nova idéia nunca
mais volta ao seu tamanho
original”.
Albert Einstein
Conhecimento nunca é demais, quanto
mais lemos, estudamos, trocamos informações com pessoas e conhecemos lugares,
mais absorvemos conhecimentos que servirão em toda nossa vida.
A idéia da realização deste livro é
falar um pouco sobre gestão e o setor automotivo. Fruto da experiência vivida há alguns anos com
o setor de automotivo, de conversas com vários amigos do setor entre
empresários, balconistas, vendedores e representantes e a paixão por
administração.
Não sou especialista no assunto, mas
um curioso e entusiasta de gestão e o intuito é levar um pouco de informação
para esta área tão carente de assuntos referentes à administração e com tão
poucas publicações e livros.
O livro é dividido em 16 capítulos,
cada um falando sobre uma área diferente relacionando gestão e o setor de Autopeças.
Alguns capítulos são frutos de
matérias publicadas na revista oficina Brasília, entre os anos de 2008 e 2009.
Espero que gostem. Boa leitura.
DEDICATÓRIA
Primeiro a Deus pela oportunidade de
trabalho.
A Jesus, este irmão e mestre que nos
ensina o caminhar correto.
A minha mãe que me ensinou as lições
morais.
Ao amigo Carlos Sellos, editor da
revista Oficina Brasília que me deu a oportunidade de escrever artigos em sua
revista.
A Michelle Simões que me ajudou na
revisão.
A todos os amigos que incentivaram a
realização deste livro.
Mensagem
Jesus Contigo - Auta de Souza
Se tens fé, não te aflija a noite escura.
Abre as portas da paz, risonha e pura;
Ao coração que a lágrima domina
Ele estende amoroso, a mão divina.
Alivia a aspereza da amargura
na esperança sublime que perdura.
Sobre as trevas de miséria e ruína
Acende nova estrela matutina
Se a crença viva te dirige os passos
sob a carícia de celestes braços,
Ama a cruz que te ampara e regenera
E, envolvendo-te em santa primavera,
Receberás o pão, a luz, o abrigo..
Pois o Mestre Amado, Jesus seguirá
contigo.
1
Carro, uma paixão.
Falar de carro no setor automotivo é como falar de Pelé no
futebol: é uma paixão. O carro é a razão do negócio, é por ele que várias
pessoas tiram o sustento de suas famílias, por ele que vão-se horas de trabalho
e por ele que também é desfrutado horas de prazer.
Foi há mais de um século,
precisamente em 1885, quando surgiu o primeiro automóvel a gasolina, o lendário
Benz Patent Motorwagen, de dois lugares, três rodas e a incrível velocidade
máxima de 13 km/h ,
que o carro se tornou uma paixão mundial. Com ele alargamos horizontes,
diminuímos fronteiras, tornamos “auto-móveis”.
Ele modificou os conceitos de locomoção do ser humano.
É fácil perceber a evolução do carro
nos dias atuais: mais rápido, potente e confortável, além de menos barulhento
que os carros de antigamente. Mas a paixão é tão grande, tão sentimental que os
mais velhos- Fusca, Variant, Dodge Dart,
Rural, etc.- são sempre relembrados, algo bem nostálgico, com feiras feitas em sua homenagem, salões para
reverenciar seus vários estilos e épocas, campeonatos, corridas, prêmios; uma
verdadeira homenagem a este meio de transporte mais popular do mundo e que tem uma grande utilidade em nossa vida.
Aquela frase famosa “Brasileiro é
apaixonado por carro”, que uma grande rede de postos de gasolina explorou muito
bem, é uma verdade. Desde pequeninos ganhamos carrinhos de presente, dos mais
diferentes tamanhos, formatos e funcionalidades; então crescemos e o tempo só
faz aumentar o interesse por esta paixão nacional, que também vai mudando,
sejam flex, blindados, conversíveis, com GPS, de qualquer jeito.
Há um aspecto até psicológico por
carros, alguns escolhem um que se parece com sua personalidade, agressivo,
simpático, jovial, conservador, por força do motor, virilidade... O certo é que seja qual for a sua escolha este
objeto é muito forte em nossa cultura. É difícil imaginar um Brasil sem carros.
Há ainda aqueles que escolhem por economia, potência, tamanho.
Muitos o tratam como um filho, outros
até falam que ele faz parte da família. São apelidados dos mais diferentes
nomes: caranga, lata velha, cascão, encrenca, filé, tralha, calhambeque,
lata-velha, chimbica, bagaça, viatura, rabecão, etc.
O seu processo de fabricação gera
milhões de empregos em todo o mundo e movimenta bilhões. E uma coisa é verdade,
à medida que cresce a necessidade de ter carros, cresce também o mercado de
peças automotivas. Então, enquanto esta paixão durar, os negócios no setor
automotivo estarão assegurados.
* * * * *
2
Ética? Eu uso?
“Por falta de um prego, perdeu-se uma ferradura, por falta de uma
ferradura, perdeu-se um cavalo, por falta de um cavalo, perdeu-se uma batalha,
por falta de uma batalha, perdi meu reino”, disse o Rei Ricardo III.
E por falta de ética perde-se uma
empresa. No nosso dia a dia usamos a ética o tempo todo, e quando ela falta,
perdemos clientes, negócios e podemos até perder o emprego.
Ética no trabalho é o conjunto de regras de valor e moral que disciplinam,
motivam e orientam uma empresa, regras estas que seus colaboradores devem
seguir para manter e preservar a fidelidade da empresa a estes princípios.
Trocando em miúdos seria “o vestir a camisa” e defender a organização.
Nem toda empresa tem organizado um manual ou código de ética
para ser entregue a cada colaborador na hora da contratação ou para consultar
nos momentos necessários, mas devemos ter na consciência o bom senso para
identificar quais os comportamentos aceitáveis e quais os que ferem princípios
ou são antiéticos no trabalho.
O ideal seria que toda empresa fosse bem clara e transparente
aos seus colaboradores, indicando o que
pode e o que não pode antes de precisar punir.
Mas o que é faltar com a ética no trabalho?
10 dicas para ser sempre ético:
1 – Evite fofocas;
2 – Seja sempre honesto;
3 – Não faça brincadeiras fora de
hora;
4 – Não use inadequadamente a
internet, telefones e e-mails;
5 - Não aceite elogios pelo trabalho
de outra pessoa, cedo ou tarde será
reconhecido o autor da idéia e você ficará com fama de mau-caráter;
6 – Seja sempre pontual;
7 - Evite criticar os colegas de
trabalho ou culpar alguém pelas costas;
8 – Respeite a privacidade dos
colegas;
9 - Devolva tudo o que pedir
emprestado.
10 - Nunca prometa aquilo que não irá
cumprir, o cliente não gosta disso e acho que ninguém.
Ética é coisa séria, no meio automotivo
uma situação que acontece com frequência, são representantes oferecerem presentes
aos compradores de lojas. Aí vem a pergunta: Aceitando eu estarei sendo ético?
Um colega comprador me contou uma situação que acho que responde bem a isso, um
representante o chamou no canto e disse que achou ele “bonitinho” e assim ia
dar uma TV de plasma a ele- é claro que ele era o melhor comprador da empresa
do representante- esse colega que era um cara bem ético, achou muita boa a
proposta, ligou para o dono da loja, o chamou à sua sala e falou “- olha o
representante está oferecendo à nossa loja uma tv para sortearmos entre os
empregados”. Imagina a cara do representante. Ser ético é não fazer algo que
você não possa assumir em público.
Na Grécia antiga, há a história de Perseu, um
limpador de estátuas de uma ética incrível, certa vez ele limpava em cima da
cabeça de uma estátua de 5
metros , outro homem passou e falou, “- Perseu, porque
você está limpando aí em cima? Ninguém está vendo”. Perseu respondeu, - “Deus
está vendo sim”.
Ética é algo que deve estar dentro de
nós e sempre guiar nossos passos no ambiente profissional e na vida.
* * * * *
3
A importância dos
sistemas de informação para o setor automotivo
Cuidado com o sistema Tabajara
Comumente escutamos no setor
automotivo: “preciso comprar um bom programa, pois estou trabalhando na idade
da pedra”. Aí vem a questão, será que apenas comprando um sistema de informação
ou programa, iremos repetir aquela frase dos produtos Tabajara do Casseta e
Planeta “Seus problemas acabaram”?
Não! Uma empresa pode comprar um bom
sistema e não ter seus lucros aumentados.
Em toda aquisição de sistema de
informação o primeiro passo a se observar é fazer uma análise inicial de qual
sistema se adapta à sua realidade de comércio e não você se adaptar ao sistema,
buscar um sistema dentro da sua missão, objetivos e ramo de negócio.
Como existem inúmeras ofertas no
mercado, inicialmente é bom contratar um técnico ou consultor para verificar a
melhor opção, preocupando em fazer uma análise detalhada da escolha, pois, uma
vez escolhido errado, a demanda de gastos e tempo é enorme. Lembrando-se de
escolher sempre uma empresa que vai prestar o serviço pela seriedade, tempo no
mercado, garantias, suporte e clientes satisfeitos.
É preciso também entender que um
sistema de informação sozinho não resolve os problemas, é preciso treinamento,
pessoas qualificadas para operá-lo, um bom técnico/empresa para suporte, e
saber tirar o máximo dele. Se você compra um sistema potente e não usa todos
seus recursos é como comprar um celular com mil e uma funções, sendo que você
só usa a opção de atender e de ligar, ou seja, você estará pagando por algo que
não usa.
Todo novo sistema traz impactos para
a empresa muito positivos, mas também alguns
negativos que precisam ser gerenciados como, por exemplo, resistências
por parte de alguns colaboradores que devem ser administradas para não virar um
grande palco de disputa, complicações no banco de dados e diversos problemas
que aparecem. É como o casamento: no começo só rosas, depois aparecem os
probleminhas que precisam ser resolvidos.
Algo bom para quem já tem um sistema
e está funcionando, mas quer algo mais robusto, é começar a migração para o
novo sistema, devagar, sem abandonar o antigo, instalar primeiro em algumas
máquinas e ir testando, pois os problemas acontecem no uso. Quem troca tudo de
uma vez corre o risco do novo não funcionar. Só quando o novo sistema estiver
funcionando 100% é que se deve completar a mudança total.
Lembrando-se também que na
informática não é só Jesus que salva, se você não salvar suas informações, elas
se perdem, é preciso backup de tudo.
É preciso saber transformar os dados
que o sistema oferece em informação útil e inteligente para gerir a sua empresa.
Se não posso estar apenas fazendo os mesmos erros, porém informatizados. Então,
pergunto: “para quê eu quero um novo sistema? Só para guardar informações ou melhorar
a qualidade de serviços da minha empresa”?
Conheço uma empresa que trabalha com
um sistema exclusivo criado para atender os associados, é um sistema robusto
que além das funcionalidades normais, fornece relatórios de gestão que podem
auxiliar o gerente e /ou empresário com relatórios de produtividade e
lucratividade através de gráficos e tabelas de fácil compreensão, além de ser
todo pela internet, fornecendo assim confiabilidade para diminuir custos,
redução do tempo de resposta e maior flexibilidade.
Concluindo, um sistema de informação
não irá resolver todos nossos problemas, e nem será motivo de um milagre no
faturamento, mas se bem utilizado será uma ótima ferramenta para os gestores,
gerentes e colaboradores de uma autopeça, para aumentar (e muito) os lucros,
alavancando o negócio. Fuja do Tabajara.
4
Planejamento estratégico, a troca do “trabalhar muito” pelo
“trabalhar melhor”
Administrar envolve planejar. Para que
uma empresa seja mais produtiva, eficiente e concentre os recursos de forma
otimizada, é necessário um planejamento estratégico das ações.
Em uma pesquisa feita em 2005 pela FECOMÉRCIO-RS,
estimou-se que entre 80 a
90% das empresas gaúchas não possuíam planejamento estratégico, especialmente
os varejistas e os prestadores de serviços que estão habituados à correria
frenética do dia a dia e não costumam reservar um tempo para planejar.
No Setor automotivo, encontramos em
muitas Autopeças, os donos como verdadeiros bombeiros, apagando fogos diários.
Desta forma, a maioria tem muitos problemas e pouco tempo livre. Isto os leva a
desenvolver uma visão superficial do negócio e, quase sempre, limitada às
atividades de venda.
Planejamento estratégico é buscar
diminuir custos e maximizar recursos. É colocar no papel todas as ações que
serão seguidas pela empresa em determinado tempo e criar um histórico
documentado. Estabelecer duração de programas de treinamento e experiências na
loja e verificar o resultado. Criar calendários de metas e controle de execução
de programas, especificar responsabilidades individuais para seus colaboradores
e analisar o comportamento gerado. O planejamento possibilita saber sua posição
de mercado no setor, ter dados concretos de sua lucratividade, e colocar metas
para onde se quer chegar.
Para surtir efeito, um planejamento
deve partir do dono/gerente que deve ser um estrategista e ser cumprido por uma
boa equipe de executores, ou seja, seus colaboradores. Como no livro “A arte da
guerra”, (boa sugestão de leitura para gestores): o general pensa, analisa seus
inimigos na batalha e seus soldados fiéis executam. Assim deveríamos fazer- analisar
nossos concorrentes, saber suas políticas para poder se antecipar a eles. Se a
liderança não se faz presente, poucos resultados são conseguidos.
Um caso prático é ter um estoque
lotado de peças sem circulação, elaborando um planejamento estratégico
poderemos analisar o ciclo de vida de algumas peças, estudar se ainda existem
procura para tais, seu perfil de consumidores para elas e em que escala ou
curva comprar.
A gestão não pode ser “reativa”, ou
seja, ações tomadas ao sabor dos acontecimentos, ela deve ser “proativa”, ou
seja, tomar atitudes pensadas, planejadas, antes de acontecer. A liderança deve
analisar o negócio no presente, com olhos de expansão no futuro.
Planejamento estratégico significa
trocar o “trabalhar muito” pelo “trabalhar melhor”.
* * * * *
5
Liderança = servir
Com a globalização e os novos modelos
de gestão, há uma diferença entre ser chefe e ser líder, o chefe administra
coisas, ao passo que o líder trabalha fundamentalmente com pessoas. A concepção
de liderança não é sinônima de poder, e sim autoridade. Ser chefe é usar o
poder, é forçar ou coagir alguém a fazer sua vontade, por causa de sua posição
ou força, mesmo que a pessoa preferisse não o fazer.
No livro “O monge e o executivo” (ótima dica
de leitura para líderes) o conceito de líder é que ele deve “servir”, auxiliar
na inter-relação com os colaboradores, incentivando a importância do trabalho
em equipe para alcançar o sucesso, é ter autoridade, por sua vez, que implica
na “habilidade de levar as pessoas a fazer de boa vontade e o que você deseja, não
por imposição, mas, por causa de sua influência pessoal”.
O líder tem de ser um entusiasta e
carismático, ter “habilidade de influenciar pessoas para trabalharem visando
atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum”.
O líder não pode estar limitado
apenas a dar ordens, a ter uma cadeia hierarquizada de tudo ou ser muito
conservador. Mas deve ter uma visão de futuro em tudo, saber delegar tarefas.
O líder tem de ter paixão pelo que faz
como diz a linguagem popular: “sangue nos olhos”, reunir-se matinalmente com
sua equipe e passar esta energia para todos. E mais que tudo “servir”, ser
exemplo, pois se de manhã o líder não dá nem bom dia, como quer que seus
colaboradores sejam exemplos de atendimento no balcão?
Existem alguns elementos para
identificação de um líder:
1) influência;
2) autoridade;
3) serviço e sacrifício;
4) amor;
5) vontade.
Sim, amor, pois do amor gera
paciência, bondade, humildade, honestidade, todos atributos desejáveis no
perfil de um grande líder.
Lembro-me de uma história que retrata bem a liderança.parei José pediu a João, “- vá à mercearia e traga 1 quilo
de frutas”, após alguns minutos João chega com 1 quilo de limão. José ficou
bravo, pois queria outros tipos de frutas. Ai, vem a questão, quem errou? Se
José tivesse especificado quais frutas ele gostaria que João comprasse e
tivesse perguntado antes dele sair se havia entendido, o objetivo teria sido
mais próximo do esperado, é assim que acontece em muitas empresas, os líderes
não pedem corretamente algo e esperam que o colaborador pense igual a eles.
Liderar é dar as ferramentas necessárias para que as pessoas ajam por si. O
líder de sucesso deve possuir a capacidade de colocar-se no lugar de seu
pessoal, de ser capaz de ver o mundo pelo lado das outras pessoas. Ele não
precisa concordar com essa visão, mas deve ser capaz de entender como as
pessoas se sentem e compreender seus pontos de vista. Liderar é servir.
* * * * *
6
Administrar o tempo é
fazer mais e melhor em menos tempo.
O Instituto Tríade do tempo de São
Paulo ouviu 15324 pessoas em uma pesquisa e comprovou que o brasileiro joga
fora dois terços do seu dia com atividades inúteis e urgentes. Mas como
aproveitar melhor nosso dia e fazê-lo render mais?
Nossa grande dificuldade está em
saber organizar o tempo ao nosso favor, definir prioridades e fatores
importantes, poucos têm o hábito de seguir uma agenda.
Para melhor gerir o tempo como sugestão
deveríamos ter o hábito de fazer, diariamente, uma lista de atividades que
devemos cumprir e dentro dela sempre priorizar tarefas por ordem de importância
e começar a executá-las sequencialmente. Não vamos gastar nem 10 minutos para
planejar atividades de um dia inteiro.
Saber centralizar as informações de
forma fácil, gastamos em média 30 minutos do dia procurando coisas que não
sabemos onde guardamos, o ideal é ter tudo em apenas um ponto, agenda ou
qualquer aparelho eletrônico, sugestão dividir a agenda em quatro itens
básicos: 1 - tarefas prioritárias, 2 – compromissos, – 3 contatos, – 4
anotações.
Muitas pessoas sofrem com o tempo
pois são muito centralizadoras e não conseguem dividir tarefas acreditando que
o outro não vai cumprir, o ideal é delegar rotinas e procedimentos operacionais
de suas atividades aos seus colaboradores.
Um ótimo mecanismo de avaliação de
tempo para gerentes é anotar os tempos de cada tarefa realizada, assim ele pode
prever rotinas sendo mais eficaz e medindo o tempo de realização entre seus
colaboradores.
Restringir a conversa telefônica, a
leitura de emails, Orkut, MSN ao estritamente necessário. E saber quais dessas
informações são urgentes e quais não.
Evitar fazer várias coisas ao mesmo
tempo deixando algumas delas freqüentemente inacabadas. Quem faz tudo, não faz
tudo bem.
Saber administrar o tempo dá um real
aumento de produtividade, maior e melhor obtenção de resultados e, é claro, uma
maior sensação de realização profissional e pessoal. Na próxima edição
continuaremos o tema “tempo” abordando “tempo e qualidade de vida”.
* * * * *
7
Tempo e qualidade de vida
"A forma como você gasta seu tempo é o resultado
de como você o vê e como você realmente vê suas prioridades"
Você sai do seu trabalho e ainda fica
pensando em tudo que deixou lá, dorme e fica sonhando com as atividades
desenvolvidas e o que vai fazer no outro dia? Cuidado você pode estar perdendo
“qualidade de vida”.
Qualidade de
vida não se refere somente à prática de exercícios físicos e cuidados com a
saúde, mas é
estar de bem com você mesmo.
Atualmente as empresas enxugaram seus
quadros e com isso onde tinha três funcionários agora só trabalha um. Exige-se
mais do funcionário e o trabalho assume uma grande
dimensão na vida, pois passamos praticamente um terço do dia nele e o seu
sucesso ou insucesso acarretará repercussão em nossos lares. Porém é sempre bom
lembrar que para um trabalho render, é necessário energia, disposição e
motivação.
Na bíblia há uma passagem que diz:
“nem só de trabalho vive o homem...” é uma verdade, vários amigos ligados à Autopeças
quando conversamos sobre o assunto dizem que saem da empresa, mas, que fica
tanta coisa para fazer que não conseguem se desligar dela. Devemos ter um
cuidado em relação a isso, pois fora do serviço temos pessoas que precisam da
nossa atenção. É muito chato alguém que só consegue falar em trabalho, somos
seres que precisamos, além de trabalho, diversão, distração e atenção.
Qualidade de vida é ter uma vida
social, participar de uma denominação religiosa, de um trabalho social,
praticar esportes, ir ao clube, a um teatro, um cinema, até namorar na praça da
igreja. Interromper nossa rotina de trabalho para um almoço com amigos é uma das melhores maneiras de dar uma relaxada e tornar seu dia
mais ameno
Uma das maneiras
mais simples de tentar transformar seu dia corrido em uma rotina mais tranqüila
é tentar encaixar dentro dele uma atividade prazerosa. O prazer compensa o
desgaste que acumulamos como produto da tensão que nos rodeia diariamente.
Guarde uma
coisa, a palavra-chave do sucesso, é a disposição. Trabalhar sempre, porém, sem
perder a qualidade de vida.
* * * * *
8
Atendimento:
a alma do negócio
Em pesquisa do SINDIREPA-ES, pelo
menos 68% dos consumidores mudam de fornecedor quando não gostam do
atendimento.
O número não é
novidade, pois muitas empresas acreditam que para conquistar clientes só o
marketing e propaganda resolvem.
Uma determinada
empresa, certa vez gastou milhões com propaganda e marketing na TV, com isso,
apareceram vários clientes, mas, foi detectado que entre 100 novos clientes que
chegavam só 20%, completavam uma venda, após minuciosa pesquisa comprovou-se
que os funcionários trabalhavam descontentes, eram mal treinados e espantavam o
cliente. Moral da história investiu-se para trazer clientes, mas esqueceu-se de
treinar o material humano.
Atendimento é a
alma do negócio, e o colaborador tem de ser o coração da empresa, o
intermediário entre a necessidade e a oferta. Para atender bem, ele tem de
entender as necessidades reais do cliente.
É interessante
como em muitas autopeças vemos os vendedores de cabeça baixa e o cliente
esperando ali parado. Para ser um bom vendedor é necessário ter iniciativa,
antecipar-se ao cliente, atender com alegria e o mais importante, resolver o
problema.
Personalizar o
serviço, tratando seu cliente pelo nome, olhando nos olhos e passando confiança
a ele.
Fazer um pós-venda
ligando para perguntar se foram bem atendidos, se a sua necessidade foi
satisfeita, informando também as novidades e ofertas.
Entender que nós
não vendemos somente uma peça de carro, ou um produto, mas sim um benefício que
vai trazer mais segurança e conforto ao cliente e a sua família, isso é venda
agregada.
Sempre que vou
comprar tênis a vendedora me vende um par de meias, eu só fui lá comprar tênis,
mas ela me mostrou o benefício de ter uma meia novinha para um tênis novinho,
ela não me enganou, nem mentiu, mas me convenceu e em uma autopeças podemos
aplicar este conceito, basta procurar ser mais do que um vendedor, mas um
executivo de vendas que sabe mostrar ao cliente o benefício que ele terá em seu
veículo usando as peças x, y ou z. É a venda agregada.
Educação, bom humor, prestatividade,
qualidade e treinamento são as ferramentas para conquistar novos clientes e
mantê-los fieis à empresa.
Lembremos sempre que o cliente é a
razão do negócio, sem ele não há motivo para nosso trabalho.
* * * * *
9
Sucessão familiar na empresa
Umas das coisas mais importantes na
vida do ser humano é a família, outra, o trabalho e quando conseguimos unir os
dois, temos uma empresa familiar.
A empresa
familiar é uma das formas mais comum de empresa no mundo e no ramo de autopeças
não é diferente. É fato, vermos a família toda trabalhando juntos, é o marido
administrando, o filho no balcão e a esposa no caixa, casais que juntam suas economias e
dirigem lojas em conjunto, irmãos e irmãs que aprendem o negócio dos pais desde
crianças.
E toda empresa familiar tem de haver
sucessão, porém nessas horas vem as perguntas, será que os herdeiros darão
conta do recado? A empresa terá o mesmo sucesso quando passar de uma geração a
outra?
Dois fatores são fundamentais na
sucessão familiar eficaz: profissionalização e planejamento.
A “profissionalização” vai ser a ferramenta que conseguirá diferenciar
os interesses da família com os da empresa, minimizando os conflitos. Uma
empresa profissionalizada consegue melhor trabalhar a gestão, como:
contratação, remuneração, tomada de decisões na promoção de funcionários.
Outro ponto na sucessão familiar é o “planejamento” que deve ter como ponto central a escolha do sucessor
e deve ser orientado por critérios claros que defendam os interesses da
empresa. Fazer com que o herdeiro
adquira o máximo possível de conhecimento, identificar se ele tem o tino
empresarial.
Algo que pode atrapalhar a sucessão é o perfil conservador e
centralizador de alguns empresários, é preciso mudar a mentalidade e entender
que o futuro é daqui a pouco, sucessão familiar não significa que todos estão
antecipando sua morte, apenas pensando na continuidade do negócio com
eficiência.
Até porque se a sucessão não for planejada pode trazer
problemas levando o negócio à falência, juridicamente, essa transição ocorre de
duas formas: pela doação em vida ou pela morte do dono. Caso haja mais de um, a
lei afirma que as outras partes têm o direito de decidir se aceitam o herdeiro
como sócio. Caso isso não ocorra, elas devem comprar as partes do herdeiro. No
caso de morte de um único dono, só há a transferência de bens se os herdeiros
quiserem manter o negócio, então, eles devem dar baixa na empresa existente e
registrar uma nova.
O dono da empresa tem de ter a consciência de que os
familiares necessitam ter conhecimento e acompanhar toda a gestão do
negócio. Porém, cuidado ao fazer a
sucessão e escolher “cunhados” (brincadeira).
* * * * *
10
Redes sociais
Cada minuto na vida é uma oportunidade para conhecer outro ser e
torná-lo um amigo.
Jesus Cristo, disse a mais de 2000
anos, “Faz ao próximo o que gostaria que fosse feito contigo”. A frase não foi
só para aquela época e nem direcionada a um só povo, mas serve para todos e
para a qualquer momento da vida, principalmente, nas nossas relações pessoais e
profissionais. Sim, profissionais, quem não gosta de ser tratado como um amigo
na hora de efetuar uma compra ou de fechar um negócio?
Jesus, disse o que no ramo de
negócios é muito falado hoje, “Rede Social” que é criar cada vez mais uma teia
de amizades, de relacionamentos. Quando deixo de fazer amizades, deixo de fazer
contatos, e, conseqüentemente, perco oportunidades.
Rede social não é apenas uma questão
de necessidade de se relacionar. É saudável! Faz bem para nossa vida, quanto
mais pessoas colocamos na nossa rede, mais temos facilidades, vantagens,
exemplo disso, quantas pessoas que conhecemos que foram contratadas em uma
empresa por uma indicação? A indicação é uma teia da Rede Social. Há empresas
hoje que não anunciam mais no jornal vagas de emprego, apostam na rede social
para conseguir um bom funcionário.
A gentileza e educação nunca vão ser
demais, muitas vezes por timidez, as pessoas sentem uma enorme dificuldade em
se relacionar no ambiente de trabalho. Não é à toa que gente entra e gente sai
das empresas sem conhecer muito as pessoas, timidez é perca de tempo, temos de
quebrar essa barreira e buscar cativar as pessoas, parar mais para conversar,
aproveitar mais o tempo na vida, tempo é tão importante que Michael Phelpls, nadador
americano ganhou uma medalha de ouro por 1 centésimo de segundo, sabe o que
é isso? é mais rápido que piscar o olho
16 vezes. Cada minuto na vida é uma oportunidade para conhecer outro ser,
torná-lo um amigo.
O Facebook um exemplo de rede social,
você cria cada vez mais uma rede com pessoas em interesses comuns, encontrar
parentes, pode sair até casamento.
Uma boa dica para criar nossa rede de
relacionamentos é estar sempre com um sorriso, tratar bem o outro, puxar um
papo positivista, evitando falar sobre o tempo ou assuntos polêmicos. As
pessoas tendem a se afastar daquelas que só sabem falar de tragédias ou
criticar o tempo todo. Fale de coisas agradáveis. Seja o portador de boas
noticias. Ser gentil, abrir a porta para alguém passar, servir uma água, café.
Já dizia o poeta, “Sempre fica um pouco de perfume na mão de quem oferece
flores”.
Se pensarmos na vida só pelo lado
comercial e nas pessoas apenas como clientes, ficamos vazios de sentimento, há
valores mais importantes como a amizade, o amor, a fraternidade, e se pudermos
ter estes valores ganhando nosso pão de cada dia, ai seremos mais felizes.
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11
Marketing pessoal
Marketing Pessoal é uma estratégia
individual para atrair e desenvolver contatos e relacionamentos do ponto de
vista pessoal e profissional, bem como para mostrar características,
habilidades e competências que temos para buscar a aceitação e reconhecimento
por parte de outros.
Trocando em miúdos é você se mostrar
para o mercado, mostrar para as pessoas o que você tem de melhor, mostrar suas
habilidades, ter confiança em si mesmo e acreditar que é capaz de realizar
tarefas com eficiência e eficácia.
“O pensamento é a semente de um ato”,
o que pensamos sobre nós, influencia diretamente no que somos. A maneira como
nos valorizamos, como pensamos positivamente em nós, vai influenciar nossa
conduta, pessoal e profissional. E quando mostramos isso às pessoas estamos
fazendo marketing pessoal.
Exemplos: ir para uma entrevista de
emprego já pensando que não seremos capazes, começar um curso já pensando que
não conseguiremos concluir, tentar uma venda, já pensando que não conseguiremos
negociação, etc.
Até para conseguir um aumento é
preciso usar de marketing pessoal, mostrar que somos bons funcionários,
pró-ativos, criativos e prestativos.
Uma vez ouvi em uma palestra que as
pessoas não compram produtos, compram soluções e respostas para seus sonhos,
então temos de nos vender como soluções para os problemas diários, não ter medo
de arriscar a tentar resolver as questões do dia a dia. O mercado está sempre
de portas abertas para aqueles que sabem se vender.
Um amigo de autopeças tinha uma mania
feia de sempre pedir peças em 3 distribuidores diferentes, a que chegasse
primeiro ele ficava e as outras ele cancelava, será que ele usava de marketing
pessoal?
Claro que não, pois ele criava uma
antipatia para ele e perdia a confiança das pessoas, além de ficar queimado na
praça, usar de marketing pessoal é ser leal para com o próximo, buscar ser
simpático, criar laços de amizade e reciprocidade.
Como nós queremos ser conhecidos na
praça? O cara chato, antipático? Desonesto, ou o bom profissional? o cara
honesto, justo, camarada?
Não podemos viver preocupados com o
que as pessoas pensam de nós, mas devemos nos preocupar em criar boas
impressões nas pessoas.
Neste site
Você pode fazer um teste do seu
marketing pessoal.
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12
Comunicar-se
bem:
A
chave para o sucesso!
Abraham
Lincoln certa vez disse a seguinte frase, "É melhor permanecer em silêncio
e deixar que pensem que você é tolo, do que falar e todos terem a certeza
disso". Isto está relacionado ao nosso medo de falar em público, falar diante de grupos de pessoas
como em reuniões da empresa ou encontros sociais ou até com alguém que tem mais
conhecimentos que nós.
Comunicar-se é um diferencial na hora
de conquistar uma colocação no mercado de trabalho, melhorar a posição na
empresa, fazer uma venda ou até vender uma idéia.
Diferentes estudos mostram que o medo de falar em público é
um dos maiores medos das pessoas, em alguns países este medo supera até o medo
da morte. Mas como vencer esta barreira e fazer da comunicação a chave para o
sucesso?
1 - não se
assustar com o medo:,
porque isso ajuda a alimentar mais nervosismo. O importante não é
eliminá-lo, e sim transformá-lo numa energia positiva, identificar esse
sentimento e enfrentá-lo é a melhor forma de superá-lo. Em uma venda, por
exemplo, muitas vezes o vendedor tem medo de conversar com determinado cliente,
pois ele é exigente, esperto, mas quando deixamos isso acontecer, as chances de
seu concorrente conquistar mais espaço são inquestionáveis.
2 – Conhecer o
assunto: Em primeiro lugar conheça sempre com muita profundidade o
assunto que irá expor. Leve informação de reserva se tiver de falar cinco
minutos, tenha meia hora de informação. Quanto mais informação, mais segurança.
3 - Pronuncie bem as palavras. “Ai né,
fala véi”, são gírias que atrapalham, a linguagem utilizada na comunicação deve
estar baseada ao perfil dos participantes. Dependendo do público, ou cliente,
temos de ter atenção especial em relação às regras gramaticais falar com boa
velocidade, nem rápido nem lento demais, nem baixo, nem alto demais.
4 - Fale
com emoção - demonstre interesse e envolvimento pelo assunto. Faça com
que seu ouvinte sinta a paixão que você tem pelo que você defende, se você for
um vendedor de autopeças, fale com ele com a emoção de quem quer lhe vender
segurança, confiança. A grande maioria das vendas acontece pelo cliente ter
confiança e acreditar no vendedor.
5 – Exercitar a
fala - um jogador de futebol para melhorar treina várias horas, e assim
acontece com vários profissionais e o profissional que usa a voz para
trabalhar, como ele exercita a parte mais importante sua, a lábia? Com treino,
ler bastante, estar atualizado com as tendências, tecnologias, participar de
palestras, fazer palavras cruzadas, participar de seminários, cursos, debates,
falar nas reuniões de condomínio, etc.
Existem muitas outras técnicas, colocamos só algumas aqui,
mas o importante é lembra-se que comunicar bem é a chave do sucesso, quem não
se comunica se trumbica.
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Mulheres
o que faríamos sem vocês?
Foi o tempo em que a frase "lugar
de mulher é dentro de casa" era levada como verdade. Hoje, a presença
feminina é cada vez mais comum nas empresas nos mais diferentes cargos e no
mundo das Autopeças caracterizado pela presença dos homens, vemos as mulheres
assumindo funções, seja no financeiro, nos balcões de vendas, na promoção de marketing,
na conferencia de estoques ou na chefia de uma empresa.
Características como sensibilidade, afetividade, percepção
aguçada, persistência, que a bem pouco tempo eram escondidas por nós homens,
elas tem de sobra, o que antes era considerando fraqueza, hoje são essenciais
no trato com o cliente e com a administração de uma empresa.
Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e
Estatística), as mulheres ingressam no mercado em número progressivo. No ano
2003, 547 mil mulheres ingressaram no mercado, contra 524 mil homens. Mas, mesmo
com este desempenho surpreendente, o salário da mulher ainda é menor que do
homem, o equivalente a 70% da remuneração aproximadamente. Ainda há barreiras a
serem quebradas, mas tudo é uma questão de tempo.
A mão de obra feminina tem suas vantagens, conforme pesquisas elas tem mais paciência para lidar com as pessoas; são mais fiéis aos
clientes; mais cuidadosas com os detalhes
humanos; principalmente pela característica feminina da habilidade no
trato com os recursos humanos. A mulher é um funcionário ideal, pois consegue
equilibrar o desafio de ser uma mãe, administrar um lar e ser uma boa
profissional.
Um dado interessante de uma Autopeça
do Rio Grande do Sul é que após a contratação de uma mulher para fazer
conferencia de estoque, os erros caíram quase para zero, comprovando que a
atenção delas é muito forte.
Você profissional de Autopeças e que tem uma colega
trabalhando ao seu lado, respeite-a em pé de igualdade, pois elas estão sabendo
mais de peças, de aplicações. Aquelas piadinhas de “só podia ser mulher” já não
cabem mais, elas são sim uma força de trabalho crescente e podem ocupar o seu
cargo em pouco tempo. Assim aconteceu em Brasília com os postos de gasolina em
que os homens foram substituídos por mulheres. Em São Paulo , em uma grande
distribuidora de Autopeças teve uma mulher que ganhou 3 anos seguida a melhor
vendedora e a empresa tinha 147 homens e apenas 9 mulheres.
Parabéns a você mulher que se aprofunda neste mundo
apaixonante que é o setor automotivo, garra e perseverança vocês tem de sobra
para conquistar espaços. Então não seja apenas uma profissional, mas sim a
melhor. A recompensa do trabalho vem com a satisfação de se sentir bem, útil e
estar produzindo algo que gosta realmente de fazer. Ouse, seja arrojada. Isso
com certeza é o caminho para o sucesso.
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Crise e Autopeças, e agora o que fazer?
Ouvimos
ultimamente em todos os meios de comunicação sobre a crise, só se fala nela, e
com ela vem o medo do desemprego, da falta de crédito e da inflação.
Mas, crise não é algo tão novo
assim, na antiguidade foi uma crise familiar que levou a guerra de Tróia, ou
melhor, crise passional. Foi uma crise política, que levou a batalha de Atenas
e Esparta, foram crises religiosas que levaram o Oriente médio estar em guerra
até hoje, é a crise do petróleo que ameaça a falta de combustíveis, segundo
especialistas o petróleo representa 95% da energia que move os meios de
transporte do mundo e, em 20 anos, se não buscarmos novas fontes de energia com
este consumo acelerado é bem provável que ele falte. São crises morais que
levam a desatinos, são crises naturais que levam a catástrofes como as de Santa
Catarina.
Então crise não tem nada de novo,
o mundo sempre viveu em várias, mas e o setor de reparação de peças automotivas,
como fica com a crise?
Conversando com alguns empresários
notamos o receio sobre esta crise econômica mundial afetar o setor. A
preocupação é oportuna, porém, devemos avaliar algumas situações.
Não sendo a primeira crise, ela
também não será a última. E diante de toda crise podemos sempre tomar duas atitudes, ficar parados
esperando o pior acontecer ou como dizem os chineses, interpretar a palavra
crise como uma oportunidade.
Ser otimista, e buscar renovar o negócio, investir no
cliente, buscar um marketing diferente, diminuir custos, buscar algo que
diferencie a loja no mercado.
Nesta crise com certeza as pessoas deixaram de comprar itens
supérfluos, mas itens necessários ninguém vai deixar, e o carro tem inúmeras
peças mais que necessárias, então é o momento de investir no cliente, oferecer
a ele mais que uma peça, uma segurança, qualidade.
Outro ponto é que com a desaceleração das montadoras, menos
carros serão fabricados, aumentando assim a reparação dos carros usados, a
demanda das peças para montadoras vai cair, e assim teremos mais peças no
mercado para atender os distribuidores e lojas.
Então não vamos nos desesperar com a crise, mas sim trabalhar
muito, pois quem só vê problemas não vê soluções e se tirarmos o “S” da palavra
crise, teremos a palavra “Crie”, criar a cada momento oportunidades, recriar o
negócio, planejar novas estratégias, buscar alternativas que muitas vezes não
havíamos pensado e aguardar que como outras crises, esta com certeza, também, vai
passar.
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15
O Centro automotivo do século 21
“O futuro da empresa a Deus pertence, mas por você será
guiado”. Heraldo
Carlos - Pai de Túlio.
No século 21 não dá mais para entrar
em centro automotivo e ver tudo sujo de graxa, fotos de mulheres nuas na parede
e desorganização. É bem verdade que aumentou a frota de veículos, mas, aumentou
também, as taxas de juros, a concorrência, e a maior durabilidade dos motores.
Estamos vivendo tempos em que o
cliente é mais exigente, não aceita colocar seu carro em qualquer lugar, quer
ser bem atendido e conhece mais de carro, e não usa só a lista telefônica, ele
pesquisa na internet e no PROCON.
É preciso inovar, buscar novas maneiras de atrair o cliente, o bom
serviço ainda é a melhor forma, mas o marketing conta muito.
Em uma viagem de negócios a Belo Horizonte
- MG, conheci um Centro Automotivo do Senhor Túlio, que está sempre cheio de
clientes e todos aparentemente clientes bons, com carros bons, lá ele tem sala
de espera para o cliente, cafezinho, revistas, jornais, funcionárias mecânicas
mulheres, sim, mulheres, metendo a mão na graxa, e em um piso de cerâmica
branca que impressiona, paredes limpas com quadros, música ambiente, Check List
de itens do veículo, organograma de procedimentos de trabalho. Questionado
sobre o sucesso de sua empresa, ele nos disse: “antes eu ficava enfiado no
motor do carro e nem prestava atenção ao que acontecia a minha volta, com a
ajuda do SEBRAE, SENAI, mudei minha mente e vi que era preciso inovar para
crescer”. Foi tanto sucesso que o seu Centro automotivo saiu em jornal de
grande circulação como referência e caso de sucesso. Ele usa controles gerenciais, formação de
preço, tecnologia, ferramentas de ponta e tem um plano de cargos e salários com
participação nos lucros da empresa.
O
mecânico dele é mais que um mecânico, ele é um consultor técnico, que orienta
bem o cliente e que sabe vender as peças, Túlio também se preocupa com o meio
ambiente, os produtos poluentes dele
são todos coletados e posteriormente vendidos ao mercado para reciclagem.
Estes
são alguns exemplos de como se pode melhorar uma empresa, quando se busca parcerias
e o empresário está aberto ao novo. Einstein tinha uma frase famosa: “A mente
que se abre para uma idéia nova nunca mais volta ao seu tamanho original”.
Parar de ver apenas
custos e começar a ver investimentos, participar de cursos, palestras,
certificações, treinar os profissionais para que eles sejam mais que
funcionários e sim parceiros, visitar outras empresas são motivações para o
crescimento.
Investir em qualidade dos serviços prestados, na qualificação de profissionais,
adquirir equipamentos com tecnologia mais moderna, pensar no meio ambiente.
Essas são algumas ideias para
refletir sobre a empresa e o negócios, se eles está no rumo e preparado para o
século 21.
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16
Redes de Cooperação
“O todo é maior que a soma das partes”
Já dizia o médico Bezerra de Menezes: “Solidários,
seremos união. Separados uns dos outros seremos pontos de vista. Juntos,
alcançaremos a realização de nossos propósitos.”
O mercado mudou muito nos últimos anos e uma das
principais características desta mudança é a necessidade das empresas atuarem
em conjunto.
Buscarem associadas, compartilhar e se ajudar,
diminuindo custos, melhorando sua gestão e conseguindo melhores colocações no
mercado, este é o conceito de “redes”.
Se organizar em rede é uma forma de ter maior
competitividade e sobreviver neste louco mundo globalizado. É o que estamos
vendo atualmente, empresas de cerveja se unindo, farmácias, hotéis, mercados,
ou seja, uma série de ramos diferentes formando redes. E com o setor automotivo
não podia ser diferente. As redes começam a se formar para melhor competir.
É o caso de lojas de autopeças que começam a
trabalhar em rede, otimizando seus lucros e aumentando seus clientes, cada
loja, micro ou pequena empresa sozinha não tem uma visão global do mercado, mas
se unindo a outras, na mesma cidade ou regiões diferentes formam uma grande e
forte empresa no mercado.
Mas que benefícios uma loja pode ter ao se associar
a uma rede?
1 - Preço: Parcerias com grandes fábricas
possibilitam conquistar condições mais vantajosas de compra.
2 - Maior respeito e facilidade de crédito em
instituições bancárias;
3 - Redução de custos e riscos: tudo é dividido
entre todos, marketing, prestadores de serviços, consultoria, materiais,
benefícios, etc.
4 - Troca de experiências: o problema de uma empresa, pode ser a solução
em outra.
5 - Tecnologia: informatização de um mesmo sistema
que atenda a todas as lojas, o sistema pode ter vendas ON LINE pela internet 24
horas por dia e solicitar a centros de distribuição, sábados, domingos e feriados,
espalhados pelo Brasil.
6 - Padronização: uso comum de marca, fachada,
uniformes, crachás, cartões e sempre em busca de ter mesma qualidade a todos.
7 - Poder - o poder não é centralizado, envolve
participação e comprometimento de todos. As reuniões de assembléia são espaços
democráticos, e que todos tem acesso às decisões estratégicas.
Estas
são algumas das vantagens de estar em rede, e algo que é muito interessante é
que, se bem administradas, as redes nunca estão paradas, estão sempre
expandindo em número de sócios e de operações, consolidando cada vez mais a
marca e buscando qualidade. Pois o fato de buscar direcionar a gestão para
ações comuns e potencializar oportunidades que lojas sozinhas não conseguiriam,
já é um motivador para o progresso.
Há redes não
só no Brasil, mas no exterior no ramo automotivo e podemos dizer que este fenômeno
cresce tanto a cada ano que especialistas afirmam que em breve quem não estiver
associada a uma, vai ser engolido por uma.
Rede é isso, antes concorrentes, juntos agora são
parceiros em busca da realização de propósitos comuns.
O
todo é maior que a soma das partes, e você, o que está esperando para entrar em
uma rede?
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Conheça o autor
Claiton de Freitas
Nasci em Brasília, minha formação
Gestão de Sistemas de informação, e Pós-graduação em Administração de
empresas, professor de cursos preparatórios para concursos na área de
informática, Recursos Materiais e Gestão de Pessoas, Radialista, Concurseiro,
Coordenador de Teatro, Evangelizador, curioso e entusiasta pela vida.
Durante três anos fui Gestor de uma
Rede automotiva o que deu experiência para escrever este livro.
Voluntário a mais de 20 anos do Lar
dos Velhinhos Maria Madalena no Núcleo Bandeirante-DF.
Este é o primeiro livro que
escrevo, mas com o desejo que surjam muitos ainda.
Caso queira entrar em contato
comigo, para sugestões, comentários, troca de amizade.
(61) 8416-2728
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Parabéns pelo blog!Quando puder dê uma voltinha aos meus também!
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Sucesso sempre!